arrow_back
arrow_back


ENTUSIASMO X DESCONFIANÇA

pontos positivos e negativos dentro e fora de campo
O torcedor palmeirense é um torcedor diferenciado, exigente e desconfiado, mas, fervoroso e entusiasmado. Nesse início de temporada não foi diferente, algumas situações eram pouco desconhecidas, afinal apenas em 2022 o Palmeiras venceu sua primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o bom desempenho do time pelo bicampeonato até que foi conquistado de forma consecutiva essas emoções se tornaram ainda maiores. O time era o sub-20 mas as emoções foram de gente grande. Claro que isso não fica apenas nas arquibancadas, até porque a base do alviverde nunca viveu um momento de tanta ascensão, seja pela sua história ou gerando frutos para o time principal a começar por 2020. Nomes como Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Veron, Gabriel Menino entraram em cena e tiveram importância em diversas conquistas. 
Falando sobre o time profissional, o início também tem sido tão bom quanto a temporada anterior. Diferente da base, os olhares do torcedor nos primeiros momentos de 2023 esbarraram e ainda esbarram em algumas questões. Já que estamos falando de um bom começo vamos aos fatos, em 11 jogos pelo Campeonato Paulista são 8 vitórias e 3 empates, além da final da Super Copa do Brasil onde o Palmeiras bateu o Flamengo por 4x3 ganhando seu primeiro título na temporada. Até aqui as derrotas ainda não estiveram presentes na temporada. Lembrando que em 2022 foram apenas 7 em 84 partidas fazendo do clube uma das equipes com menor número de revés em todo o mundo, importante também deixar claro que nenhum dos times que ficaram na frente do Alviverde estiveram em campo mais oportunidades.
O Palmeiras é líder absoluto do Campeonato Paulista, no próximo domingo (5) diante do Guarani em Campinas, e busca manter o topo da tabela para seguir com o mando de jogo nas quartas de final contra a equipe do São Bernardo. O primeiro adversário do mata-mata no estadual, tem sido considerado a sensação do torneio, mas na Copa do Brasil teve sua precoce eliminação para o Náutico.  Assim sendo, o que ainda aflige o torcedor? Seria a modesta equipe do ABC Paulista? Longe disso, o maior alvo das críticas feitas pela torcida tem sido a falta de reforços. O agravante aqui se deve à ciência de saída de duas peças importantíssimas que são Danilo e Gustavo Scarpa. As contratações feitas em 2022 não rendem como titulares e isso na temporada atual tem se mostrado cada vez mais evidente após as substituições. 
Entendemos que para um time do tamanho da Sociedade Esportiva Palmeiras, existe a importância qualitativa e quantitativa. Ainda que Zé Rafael mantenha um bom futebol o que era uma dúvida, em relação a como seria sem Danilo, e Gabriel Menino vem resgatando o seu bom futebol, Jailson não vem agradando o torcedor com seu desempenho, o mesmo ocorria com Atuesta que agora está afastado por lesão, Bruno Tabata é mais um que não se firmou no meio campo além do Flaco Lopez no ataque. Hoje analisando o Palmeiras, são poucos os reservas que mantêm o nível do time titular. Mayke tem substituído Marcos Rocha a altura, o Marcelo Lomba que chegou sob críticas foi muito bem nas partidas que esteve em campo, Luan mesmo dividindo opiniões na arquibancada tem a confiança de Abel Ferreira tanto para zagueiro quanto para volante.
Segundo Leila Pereira existem negociações avançadas para chegada de jogadores ainda no primeiro semestre. Porém as notícias que aparecem falam sobre esbarrar ou mesmo se assustar com altos valores. Abel Ferreira por sua vez em coletiva manifesta seu desejo por jogadores prontos, ainda que não se recuse a lapidar jogadores da base. Concluindo fica a parecer uma queda de braços entre uma questão financeira e adaptação que quase sempre vence esse duelo. Isso por que no futebol atual adaptar não é o mesmo que entrosar, mesmo quando se tratam de jogadores brasileiros. Talvez isso explica a pedida de tempo para o desempenho do atleta. Porém a pergunta que fica é: Para alcançar objetivo em campo vencer Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores sem jogadores prontos, temos esse tempo?
Caio Salomão
imagem: Reprodução Site Palmeiras




Outros Artigos
CRB - AL anuncia a contratação do zagueiro Henri, que jogava na base do Verdão
Palmeiras fecha contrato de patrocínio máster com a Sportingbet por R$ 170 milhões
Paulinho viaja para São Paulo para realizar exames médicos e assinar contrato com o Palmeiras
Palmeiras faz proposta pelo atacante Vitor Roque, que atualmente joga no Betis, da Espanha