arrow_back
arrow_back


Nossa analise sobre o elenco atual

Marcelo deixa sua opnião perante ao nosso elenco atual


ANÁLISE DO ELENCO 2023
Assim como fizemos na Temporada 2022, analisamos o elenco de 2023 adotando os seguintes critérios:
·         Posição usada pelo Abel Ferreira em 2022
·         Posições que os atletas conseguem atuar
·         22 atletas profissionais
·         11 jogadores para serem revelados pela base
·         Elenco de 33 profissionais
Partindo do pressuposto que seria este o melhor formato para que desempenhássemos o mais equilibrado resultado desportivo e econômico. Montando um elenco que pudesse desempenar um papel de protagonista em todas as competições da temporada 2023, bem como com a possibilidade de dar espaço para que subissem os garotos da melhor e mais vitoriosa base do Brasil, abrindo espaço para mais vendas vultuosas como a de Endrick e Danilo.
 
ANÁLISE POR POSIÇÃO:
 
GOLEIROS: Caberia a negociação de Vinicius Silvestre, que apesar de oriundo da base, apresenta diversos defeitos de fundamento e formação, mesmo sendo um atleta maduro, que fará em março próximo 28 anos. Com a saída de Vinicius abriria espaço para que um novo garoto da base tivesse oportunidade no time de cima.

LATERAL DIREITA
: Por diversas temporadas foi a maior fonte de queixas da nossa torcida, pedindo ora a cabeça de Marcos Rocha, ora a cabeça de Mayke. Entretanto as atuações de 2022 e a esperança no garoto Garcia, fez com que os torcedores mais corneteiros dessem uma trégua aos atletas da posição.

LATERAL ESQUERDA
: Com a saída do técnico lateral Jorge, que foi emprestado ao Fluminense, a pressão do torcedor sobre a diretoria, nessa posição esfriou, porém é um dos pontos vulneráveis para o ano. Piquerez com uma ano impecável vem recebendo várias sondagens e na sua ausência há a bom Vanderlan, que apesar de excelente no apoio, apresenta algumas deficiências no setor defensivo. Dentro de nossa lógica para termos 3 atletas por posição, há duas opções para o Palmeiras, ou subir mais um garoto, o que nesse momento não parece viável, afinal não há ninguém pronto para subir, ou a aquisição de outro jogador, mas até onde sabemos isso nunca foi especulado.

ZAGUEIRO DIREITO
: A zaga palmeirense sem dúvida alguma é a melhor do Brasil! Pelo lado direito temos o grande expoente, Gustavo Gomes, o bom reserva Luan e a revelação Naves. Como Luan é disputa posição com Murilo pelo lado esquerdo, o mais correto seria a contratação de mais um zagueiro.

ZAGUEIRO ESQUERDO
: Como citado acima, Murilo conquistou a vaga de Luan na temporada 2022, com a esperada saída do bom zagueiro Koscevic, abre espaço para que mais um menino da base suba, O candidato para compor a zaga pelo lado esquerdo é Henri, que no ano passado passou por uma grave contusão, mas vem voltado a jogar.

VOLANTE DIREITO
: com a confirmação da saída de Danilo para Inglaterra, a posição deve ser ocupada por Gabriel menino, que no ano passado começou muito mal, chegando até ficar afastado no mundial de clubes e aos poucos foi recuperando o seu bom futebol. Jaílson que se recuperou da contusão que o afastou dos gramados em 2022, renovou seu contrato e está pronto para disputar a titularidade. Na cola dos titulares, está Fabinho um garoto muito técnico, que sabe fazer longos e precisos lançamentos, vem com tudo após ter se contundido ao final da temporada.

VOLANTE ESQUERDO
: Zé Rafael fez um grande ano, sendo titular incontestável do Palmeiras, também teve seu contrato renovado. Atuesta, talvez a maior decepção nas contratações do ano anterior, vem forte segundo Abel Ferreira, o qual afirmar que o jogador passou por um processo de adaptação no futebol brasileiro. Já como terceira opção não subiu ninguém da base com essas características. Mas dentro da filosofia onde volante se faz em casa, as safras super vitoriosas devem apresentar no curto prazo uma solução para a questão.

MEIA DIREITA
: O melhor Palmeiras que vi no ano passado foi quando jogaram juntos Scarpa e Veiga, situação que seria quase impossível de se repetir no elenco atual. Com a saída de Gustavo Scarpa, muitas das características do melhor time de 2022 se perdeu. Não temos um grande batedor de faltas e escanteios, bem como o jogador com uma grande capacidade de passes e lançamentos que definem partidas. Rodrigo Tabata foi contratado para executar esse trabalho, porém ele não tem nenhuma dessas características. O grande alento, vem da base, John John, sempre se mostrou muito talentoso e vem fazendo ótimos treinos.

MEIA ESQUERDA
: Sem sombra de dúvidas a maior carência do elenco alviverde, há muitos anos o verdão não tem um jogador a altura de suas glórias que atue por esse lado do campo. Todos sabemos, que Abel Ferreira sabe atuar sem esse atleta, mas obriga ao Palmeiras atuar de forma mais reativa do que propositiva. Nessa posição Rafael Veiga nunca fez grandes atuações e somente quando Scarpa foi improvisado nesse espaço do campo, encontramos o equilíbrio. Quantas veze não observamos o mapa de calor do Palmeiras, onde ficava claro que propúnhamos jogo apenas pelo setor direito. Há boas promessas como meia na base, como Luiz Guilherme, Willian Estevão e Pedro Lima, mas nenhum deles tem a preferência pela meia esquerda. * Por favor não me cobrem Rafael Navarro como meia, mesmo nunca duvidando do nosso técnico genial, o atleta apresenta dificuldades no domínio da bola, é ruim nos fundamentos básicos, assim como é muito lento.

PONTA DIREITA
: Certamente a posição do campo onde mais temos opções. Titular absoluto com o maior salário do Brasil e ídolo do século no verdão, Dudu apesar dos 31 anos é o ponto forte do time. Mesmo jogando a maior parte da carreira na ponta esquerda, foi nas mãos de Abel Ferreira e pela ponta direita que apresentou o seu melhor futebol na carreira. O sonho de Dudu sempre foi jogar de meia esquerda, função em que jogou algumas partidas no seu retorno do Oriente Médio, mas acabou não dando certo. Como substituto temos Breno Lopes, que fez uma temporada muito fraca e é muito questionado pela torcida, mas tem o apoio do técnico porque cumpre bem suas funções defensivas no ataque. Giovani que fez boas aparições no profissional, acabou se machucando e perdendo espaço. Seu nome foi cogitado em alguns nomes na Europa, por cifras na casa dos 12 milhões de Euros, mas a negociações não se efetivaram.

PONTA ESQUERDA
: Não tenho dúvidas que temos boas opções pela extrema esquerda, mas não é tão simples compor o elenco nessa posição, visto a carência de quebradores de linhas, o que as vezes torna o Palmeiras óbvio e fácil de ser marcado por seus adversários. É a posição preferida de Rony, que no ano passado jogou de falso 9. Posição de origem de Dudu e as vezes quebrando galho, Breno Lopes também atua. Infelizmente não foi detectado na base um atleta pronto para subir, fato que precisa ser observado com cuidado.

CENTROVANTE
: Assim como na ponta direita do ataque, temos muitas opções, porém a melhor opção é Rony, jogando de falso 9, como falamos acima. É impossível não citar a maior revelação e venda da história do Palmeiras, Endrick, mas trata-se de um menino de 16 anos que certamente irá oscilar, bem como, não é inteligente deixar tanto peso em um garoto com essa idade, até mesmo para sua formação como ser humano. Flaco Lopez, a contratação mais cara de todos os no verdão, superando Borja, foi muito mal em 2022, mas por se tratar de um atleta jovem, com 22 anos, se deposita muita esperança na evolução do seu futebol. Já Rafael Navarro, é o ponto fraco que certamente precisa ser empresto, para que não se queime definitivamente com a torcida. Merentiel que fez boas aparições não caiu nas graças de Abel
Ferreira e pode deixar o clube a qualquer momento.
 

CONCLUSÃO
: O Palmeiras vem para 2023 como um dos favoritos para temporada, mas perdeu o seu melhor atleta no ano passado. Sem reforços, preferiu renovar com a maior parte do elenco, garantindo suas principais peças. Dentro dessa lógica, deu espaço para que a maior base do Brasil, visto que muitas de suas revelações já completaram 20 anos e precisam atua no profissional.
Sabemos que não existe elenco perfeito, mas podemos apontar vulnerabilidade e espaço para retificações.

POSIÇÕES CARENTES:

GOLEIROS
: Chegou a hora de negociar Vinicius Silvestre e dar oportunidade para que possamos formar um outro jogador, que no futuro possa assumir a titularidade.

LATERAL ESQUEDA
: O Palmeiras precisa de mais um jogador, ou subir alguém da base, pois não temos um 3º reserva.

ZAGUEIROS
: O Verdão precisa de mais um atleta, talvez a melhor solução seja subir Henri, visto que Luan sem mostra capaz de atuar como reserva dos dois lados da zaga, mesmo em muitas vezes cometendo erros infantis.  Caso Koscevic seja realmente negociado, abre espaço para contratação de um grande jogador para posição.

VOLANTE ESQUERDO
:É necessário que se suba algum garoto da base, ou como se vem falando, a contratação de um volante canhoto.

MEIA ESQUERDA
: Sem sobra de dúvida, é a maior carência do elenco palestrino e no coração do torcedor, que sempre foi apaixonado pelas academias, a era Parmalat e o inesquecível Mago Valdívia, na era Beluzzo. Essa condição que está no DNA histórico do Palmeiras e no coração do torcedor. A saída de Gustavo Scarpa abre espaço na folha salarial, no elenco e para uma demanda tática, pois o time em toda temporada de 2022, teve toda sua força de ataque no seu lado direito.

CENTROAVANTE
: Mesmo com vários atletas capazes de executar a função, fica difícil montar o elenco alviverde. Caso Rony seja o titular da camisa 9, como na temporada passada, ficaremos sem uma opção de lado de campo. Por outro lado, parece precoce deixar Endrick como titular absoluto, afinal é um atleta em formação e isso pode prejudicar sua carreira. José Manuel Lopes claramente não está pronto, com isso fica o quebra cabeça para Abel Ferreira e a Diretoria de Futebol.


Obs: Deixem suas opiniões de qual seria o melhor elenco para o Palmeiras em 2023 e críticas ao nosso trabalho.




Outros Artigos
Palmeiras encara o Fortaleza na Arena Castelão com chance de ser líder do Brasileiro
Palmeiras e Fortaleza decidiram a Taça Brasil de 1960, que foi o primeiro título brasileiro vencido pelo Verdão
Palmeiras tenta quebrar dois tabus contra o Fortaleza, neste domingo, pelo Brasileiro
CBF define datas e horários dos jogos do Verdão pela terceira fase da Copa do Brasil