arrow_back
arrow_back


Libertadores: Palmeiras tenta igualar feito só obtido pelo Boca Juniors neste século

Verdão visa o bicampeonato consecutivo da competição, feito obtido somente pelo Boca no século 21
Libertadores: Palmeiras tenta igualar feito só obtido pelo Boca no século

No dia 30 de janeiro, o Palmeiras derrotou o Santos por 1 a 0, com gol marcado por Breno Lopes, já nos acréscimos do segundo tempo, e conquistou o título da Copa Libertadores da América 2020.

Dez meses mais tarde, a mesma base que se consagrou campeã sul-americana no começo do ano enfrenta o Flamengo, sábado, no estádio Centenário, em Montevidéu (URU), para tentar ser apenas o segundo clube neste século a emendar dois títulos consecutivos da competição mais importante do nosso continente.

Já faz 20 anos que a Libertadores não tem um bicampeão de fato. E o último time a conseguir esse feito, o Boca Juniors de 2000 e 2001, é lembrado até hoje como um dos eventos mais poderosos e temidos que passaram pelo futebol sul-americano nas últimas décadas.

Quase todos os jogadores utilizados pelo técnico Carlo Bianchi nas duas finais seguidas das quais saiu vitorioso (a primeira, contra o Palmeiras, e a segunda, ante Cruz Azul, do México) chegaram a jogar pela seleção principal dos seus países.

E vários deles construíram trajetória das mais vitoriosas no futebol internacional. O goleiro Óscar Córdoba, por exemplo, disputou duas Copas do Mundo pela Colômbia. Já o zagueiro argentino Walter Samuel passou nove anos vestindo a camisa da Inter de Milão e até ganhou uma Liga dos Campeões da Europa pelos italianos.

Mas a estrela da companhia era o meia Juan Román Riquelme, um dos maiores ídolos da história recente do Boca. Dono da camisa 10, ele centralizava todas as jogadas ofensivas do time de Buenos Aires e foi fundamental nas campanhas vitoriosas (fez seis gols e deu duas assistências na soma das duas Libertadores).

O meio-campista se transferiu para o Barcelona em 2002, foi semifinalista da Champions com o modesto Villarreal e ainda ganhou mais uma edição do torneio sul-americano (2007) depois que retornou ao Boca. Aposentado desde 2014, atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do clube.

Só que, apesar do elenco peso pesado que possuía na época e da mística em torno do seu estádio, a La Bombonera, o Boca não teve um caminho tão tranquilo assim para chegar ao bicampeonato.

Para começar, suas conquistas foram decididas nas disputas de pênalti (4 a 2 frente ao Palmeiras e 3 a 1 contra o Cruz Azul). Além disso, conseguiu vencer as duas partidas em apenas um dos oito mata-matas aos quais sobreviveu. Nos outros, quase sempre passou por algum tipo de sufoco.

Após o bicampeonato do Boca, três clubes bateram na trave corrida pelo bicampeonato. A própria equipe da Bombonera ficou com o título em 2003 e perdeu para o Once Caldas na final do ano seguinte. Depois, o São Paulo faturou a taça de 2005 e foi derrotado pelo Internacional na decisão de 2006.

O último time a repetir essa trajetória (que o palmeirense espera ser quebrada no fim de semana) foi o River Plate. Em 2018, ele venceu o clássico contra o Boca e levantou o troféu. Mas, na decisão da temporada seguinte, acabou levando uma virada do Flamengo e terminou com o vice-campeonato.

Pela terceira vez na história, o futebol brasileiro vai emendar três títulos consecutivos da Libertadores. Entre 1997 e 1999, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras colocaram o país do futebol no topo do pódio do torneio sul-americano. De 2010 a 2014, Internacional, Santos, Corinthians e Atlético-MG construíram uma hegemonia ainda maior.

O campeão continental de 2021 vai levantar o troféu da competição número um da Conmebol pela terceira vez e igualar o recorde de São Paulo, Santos e Grêmio, os maiores vencedores vindos do Brasil.

Melhor time da América do Sul em 1999 e 2020, o Palmeiras também chegou à final em 1961, 1968 e 2000. Já o Flamengo saiu de campo vitorioso nas duas decisões que disputou: 1981 e 2019.
O vencedor da Libertadores-2021 ainda não sabe quando irá disputar o Mundial de Clubes. A próxima edição do torneio será realizada nos Emirados Árabes, em fevereiro do próximo ano. No entanto, as datas oficiais ainda não foram divulgadas pela Fifa.

Avante Palestra!
Temos que ter muito orgulho de ser Palmeirenses, vencemos todas as adversidades e hoje somos o mais bem estruturado time do país. Um clube verdadeiramente profissional, uma referência em todas as áreas. 

Esse é o caminho para o sucesso contínuo e seguro!

Palmeiras é a maior instituição do futebol brasileiro!

#palmeirensedeverdade é #fechadocomabel porque o #palmeirasotimedofuturo!

Instagram : Davi Rodrigues (@desabafa_alviverde)

#brunopalestrino #palmeirensedeverdade #verdão #palmeiras #palmeirasminhavidaévocê  #familiapalmeiras

Escrito por:

Davi Rodrigues - (@desabafa_alviverde)




Outros Artigos
Palmeiras oficializará o patrocínio da Sportingbet perto da estreia da equipe no Campeonato Paulista
Rômulo permanecerá no Palmeiras na temporada de 2025
Palmeiras inicia a Copinha de 2025 com goleada histórica sobre o Náutico - RR
O Palmeirense de Verdade deseja um Feliz Ano Novo a todos!