A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou, em reunião realizada nesta quinta-feira (4), uma proposta de calendário para a temporada 2022 do futebol nacional. Neste, os estaduais começariam no dia 26 de janeiro, enquanto a Série A tem início previsto para o dia 10 de abril. O projeto, porém, não prevê paralização dos embates em todas as datas Fifa do ano. A informação foi divulgada pelo portal ‘ge’.
O Palmeiras é um dos clubes prejudicados por confrontos realizados durante o período de jogos das seleções sul-americanas, dado que Weverton (Brasil), Gómez (Paraguai) e Piquerez (Uruguai) são nomes constantes nas convocatórias de seus respectivos países. Com o calendário proposto, isso continuaria acontecendo, pois, em apenas três das oito datas Fifa, os times parariam de entrar em campo.
Os estaduais, com início em 26 de janeiro, inclusive, seriam realizados enquanto as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 são disputadas.
Por isso, o flamengo , com o apoio de alguns clubes nordestinos, propôs a antecipação de uma semana nos jogos. A CBF afirmou que analisará o pedido, mas este não deve ser acatado.
No total, a reunião contou com representantes de todos os times das séries A e B do Brasileirão, além de 27 presidentes de federações estaduais e de membros da CBF, como o presidente em exercício, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de competições, Manoel Flores.